Como vender mais, se há pouca ou nenhuma demanda?

Como vender mais, se não há demanda?

Você profissional de vendas autônomo, MEI, ME ou grande empresário, pode ter passado ou irá passar por um período com pouco ou nenhuma demanda, isso é normal, e depende de vários fatores. Se os clientes não vêm até você, é importante que você vá até eles de alguma forma, abaixo sugestões que podem parecer óbvias, mas que por alguma razão, seja financeira ou não, não são postas em prática. Coloco na ordem de menor para o maior custo.

1 – Investir em mídia (Paga ou não)

Nunca houve um período tão fácil em se digitalizar! Smartphones são à porta de entrada, segundo o IBGE, são mais de 132 milhões de aparelhos, sendo que a maioria esmagadora é de smartphones com acesso à internet. Criar um grupo no whattsapp, solicitar indicações, adicionar seus amigos é uma forma de mídia, e gratuita! Outra forma tradicional é compra de anúncios no Facebook para divulgação de sua Bussiness Page. Outras formas dependendo do modelo de seu negócio são: Carro de som, rádio, um influenciador digital no Instagram ou Youtube. É interessante saber que o resultado poderá vir bem rápido (especialmente em mídias digitais). Interessante não? Mas muitos perdem oportunidades de prospecção por não se capacitarem ou simplesmente por acharem que não internet “ainda é futilidade”. Ledo engano!

2 – Fazer parcerias para troca de clientes e oportunidades

Muitas vezes faz sentido para duas empresas que atuam em segmentos complementares compartilharem oportunidades ou clientes. Pense em empresas que podem trabalhar em sinergia com o seu negócio. Elas se beneficiariam se você vendesse para os clientes ou potenciais clientes delas? Seus clientes se beneficiariam se comprassem algo dela? Se a resposta for sim para as duas perguntas faça uma lista com essas empresas e comunique as que você passará a indicar potenciais clientes para elas (e realmente indique). Explique como seus serviços ou produtos são complementares e peça para elas fazerem o mesmo. Existem empresas que poderiam ser suas parceiras de negócio indicando e recebendo oportunidades? Tenho uma experiência bem interessante sobre parceria (ou possível) mesmo entre concorrentes, leia aqui.

3 – Investir em marketing de conteúdo

Aqui chegamos em um ponto onde depende inteiramente de você ou será necessário investimento, o retorno é de médio à longo prazo, mas certamente se feito da maneira correta, você terá! Vídeos institucionais, canal próprio no Youtube, Bussiness Page no Facebook bem estruturada são algumas das formas de investir em Marketing de conteúdo, você vende produtos de fabricação própria? Porque não criar vídeos de demonstração? Você presta serviços? Porque não colher depoimentos de clientes para divulgação?

4 – Prospectar novos clientes ou criar uma equipe de prospecção

Por último, outra forma de gerar demanda é fazer prospecção de clientes de forma ativa. Dependendo do perfil de cliente e do produto vendido, as oportunidades geradas de forma ativa podem levar mais tempo para virarem clientes. Porém, a vantagem é que quem prospecta tem total controle para quem está ligando. Na prática isso significa que é possível escolher os potenciais clientes com mais potencial de se beneficiar do seu produto ou serviço e de gerar receita para empresa no tempo que você precisa.Existem empresas que contratam pessoas específicas para fazerem a prospecção de clientes. Essa equipe normalmente é chamada de pré-vendas e pode ser uma fonte de geração de oportunidades recorrente para sua empresa.

O que achou das dicas? Não é porque você tem poucos recursos que irá ficar sem vendas! Depende muito da sua criatividade!

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