Palácio da memória – 8 dicas importantes

O Palácio da memória

Em concursos de memorização, os melhores competidores conseguem memorizar 20 baralhos em menos de 1 hora e mais de 500 dígitos aleatórios em menos de 15 minutos além de outras façanhas, como mencionar frases de páginas específicas em livros. Consegue fazer o mesmo? Já se perguntou “Qual a minha velocidade de memorização?” O pressuposta básico da PNL é de que se alguém consegue, todos podem conseguir! Mas por que as vezes é difícil gravar um simples número de telefone? Acredite, os competidores não necessariamente tem uma “memória de elefante” ou super cérebro, eles tem técnica!

Por isso apresento a vocês o Palácio da memória!

Uma das técnicas de memorização mais eficientes que conheço! Primeiramente conheça do que se trata e ao longo da sua leitura, você irá aprender a fazer o seu palácio. Requer treino e muita prática, (com otimismo de que irá funcionar) mas tenho certeza que você vai aumentar sua capacidade de memorização e colherá excelentes resultados ao estudar, ou memorizar o que precisa.

O palácio da memória parte do pressuposto que todos somos excelentes em guardar lugares específicos, se pergunte:

Qual foi a sua primeira casa?

Onde vocês estavam no seu primeiro beijo?

Onde eu estava em 11 de setembro de 2001?

Eu tenho certeza que você lembra! Notou? Lugares são excelentes para se associar informações!

Esse método não é de agora, desde a antiga Roma políticos e filósofos eram capazes de fazer longos discursos para impressionar o povo, e agora usaremos isso para melhorar nossa capacidade de armazenamento de informações.

A seguir alguns passos para tirar mais proveito da técnica e aprender a fazer o seu.

 1 – Decida qual o seu

Você pode criar o seu palácio da maneira que quiser, mas sugiro que comece por um lugar conhecido como por exemplo seu quarto, a sala de sua casa, seu trabalho ou caminho que você faz para ir ao trabalho, imagine os detalhes e as particularidades, quanto mais detalhes, mais lugares para você guardar informações!

2 – Defina uma rota

Aqui um ponto muito importante, a rota que você irá utilizar é a que vai facilitar o resgate da informação!

3  – Identificar locais específicos para armazenar dados ao longo da rota

Pense nas gavetas do seu guarda roupa como exemplo, certamente você não precisa abrir para saber que a primeira é para roupas de baixo e meias, a segunda camisas de dormir e etc. No caso, cada local será usado para guardar uma informação, eu usei certa vez um guarda roupa para lembrar de algumas fórmulas da matéria de “Análises de demonstrações financeiras” foram três tópicos (ou portas) com 3 fórmulas (gavetas) para memorizar, foi tão tranquilo que eu só precisava “abrir a gaveta” para poder lembrar das fórmulas.  Viu como localização é importante?

4 – Memorizar o seu palácio

Sim, você precisa fazer um desenho ou fazer o percurso em sua mente várias vezes até se certificar que todos os detalhes que você precisa estarem acessíveis.

5 – Coloque o que quer lembrar

Agora que o lugar ou “set” está preparado, coloque as informações aonde você deseja lembrar. Eu gostaria de por exemplo de guardar as fórmulas de matemática financeira na sala, então você pega a fórmula do montante – M=C(1+in) no sofá, o “M=” em um assento e o “C(1+in)” ao lado, dificilmente você irá esquecer de algo tão inusitado, de frente ao montante está sentado o Juro, J=C.I.N e os dois conversam e assim por diante!

6 – Use símbolos ou ícones

Já percebeu que no mapa do tesouro o “X” marca o lugar? O “X” em cima do mapa significa destino aonde você quer chegar, utilize símbolos para determinar o inicio da jornada e os assuntos mais importantes dentro do seu palácio.

7 – Seja criativo!

O palácio é seu e não há limites!

8 – Use!

Treine, treine e treine.

A memória é como um grande cinema, então criar vídeos é necessário!

Um grande exemplo de como se usar a técnica do palácio da memória pode ser visto no seriado Sherlock, onde Sherlock Holmes e Charles Magnussen na 3ª Temporada a utilizam com maestria.

Sherlock Holmes

Assim, espero que você utilize todo o potencial desta técnica, pois funciona, se você gostou, compartilhe com seus amigos!