A curva do esquecimento – Como otimiza-la

A Curva de esquecimento

A curva de esquecimento nos mostra  o quanto somos capazes de reter de informações recém-adquiridas. Se baseia nas informações adquiridas ao longo de uma aula ou palestra de 1 hora de duração.

No primeiro dia, ao iniciar a palestra ou aula, você sabe aproximadamente 0% do assunto (claro!) Assim chegamos à conclusão que se você prestar atenção até o final você em teoria saberá 100% do assunto abordado, como mostra o pico da figura.

Ao chegar o segundo dia, se você não revisar, meditar ou recitar nada do que foi visto,  já esquecerá em torno de 50% a 80% do que aprendeu. O ponto crucial é que esquecemos mais nas primeiras 24 hrs do que ao longo de 30 dias, e ao final desses 30 dias lembraremos no máximo 5% de toda a informação adquirida naquele primeiro dia, tendo a impressão que não viu quase nada do assunto.

No entanto, isso pode ser diferente. Uma sugestão interessante de revisão para você que funciona perfeitamente para mim:

Para cada hora que estudar, faça uma revisão de 10 minutos. De preferência nas primeiras 24 hrs por ser o período que mais esquecemos, “segurando” melhor o que você aprendeu. Na semana seguinte, para cada hora que estudar você precisará de menos tempo (5 minutos) para disparar os gatilhos da memória referente àquela matéria! Sendo que no final desses 30 dias de experiência, você precisa de menos tempo ainda para se relembrar do assunto.

Você acha que fazer esse tipo de revisão é perda de tempo?

Alguns sim, tiro por mim, ao começar meus estudos sozinho, eu lia apenas  3 vezes o assunto (como a maioria faz) e pronto, já partia para exercícios e não revisa mais. Ao longo do tempo o que acontecia? Claro, esquecia quase tudo.

A ausência de revisões afeta também o fenômeno da reminisciência, já que a memória não costuma funcionar bem sobre a pressão de muita informação em pouco tempo.

Fique livre para variar sua rotina de revisões, agora que você a ligação com a curva do esquecimento, se programe e tire tempo para estudar e revisar!