4º Hábito dos Concurseiros Altamente Eficazes – GANHA / GANHA

Seu sucesso em detrimento da sua vida social e os relacionamentos interpessoais

EMBRACE YOURSELVES, assunto delicado à frente.

Acredito que uma boa parcela das pessoas que prestam concursos hoje no Brasil, se dedicam de tal forma, que basicamente vivem para faze-los, não que isso seja errado, muito pelo contrário, a pessoa está investindo o ativo mais precioso disponível que temos, o tempo, para atingir o sonho de ser servidor público. Para que isso seja possível, abdicam de um emprego no setor privado, diminuem o tempo dedicado aos filhos, esposo(a), namorado(a) e a vida social em prol de atingir o tão desejado cargo.

Com isso em mente, caso não exista um equilíbrio entre suas atividades básicas e o tempo dedicado ao estudo o que poderia acontecer?

Uma situação Ganha / Perde.

Explico, uma situação Ganha / Ganha é aquela onde as partes que interagem ficam satisfeitas e consequentemente uma situação Ganha / Perde, alguém sairá insatisfeito.

Ilustrando, pense na seguinte situação:

Maria já é efetiva em um órgão público, ganha bem, trabalha em regime de 30hrs semanais e poderia levar sozinha, uma vida confortável e sem muitas preocupações, ela é casada a 10 anos com João, que recentemente ficou desempregado, ele trabalhava em um grande e tradicional atacadista da cidade, mas que havia pedido concordata no final do ano passado e já estava na eminência de falir, e de fato faliu. Com essa nova realidade, João resolve começar a estudar, e combina com a esposa Maria que irá passar os próximos meses estudando. O tempo passa e Maria nota que João está estudando com afinco, mas começa e negligenciar tarefas que ele mesmo poderia fazer, como fazer um almoço, por pelo menos a roupa suja na máquina de lavar, e manter a casa organizada. Passados mais alguns meses, João por não sair de casa, começou a se alimentar mal e ganhar peso, passou a se envolver tanto com a ideia de estudar para concursos, que negligenciava a esposa e os amigos. Prestou 3 concursos seguidos e não conseguiu se classificar em nenhum, começou a se culpar demais por isso e a se cobrar de tal forma que isso acabou se tornando uma depressão por pensar apenas nos fracassos que teve.

Dramático não?

Nem tanto, acontece em vários âmbitos da vida, inclusive pode estar acontecendo agora.

Notamos várias situações em que João apenas viu o que seria melhor para ele, e não para sua esposa e para sua saúde física e mental.

Em tudo o que formos fazer devemos ser pessoas equilibradas, o Ganha / Ganha é baseado nisso, um acordo para o bem maior das partes que interagem. Caso você se dedique exclusivamente à estudar, equilibre sem tempo, tenha uma rotina com horários definidos. Não negligencie sua saúde, reserve um tempo para caminhar, correr ou praticar qualquer atividade física durante 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana, beba muita água e se alimente bem, muitos concursos exigem que você faça teste físico e alguns pedem que você inclusive tenha um certo índice de massa corporal (IMC), colabore com os serviços de casa, pois alguém está apostando no seu investimento de tempo lhe sustentando, e o mínimo que esperam é colaboração. O lazer é fundamental na vida, reserve um tempo para ler, jogar, sair com os amigos, viajar o que quer que faça você feliz, isso é uma relação Ganha / Ganha consigo mesmo.
 Gostou do artigo? Comente e compartilhe!