2º Hábito dos Concurseiros Altamente Eficazes – Objetivo claro e conciso

“Todas as coisas são criadas duas vezes”
Esse frase me intriga profundamente, e de fato as coisas são assim mesmo, pense no seguinte: Você vê o edital daquele concurso dos sonhos, planeja todos os detalhes, como irá comemorar a sua conquista, o que fará com a primeira remuneração, qual carro vai comprar e em qual condomínio fechado irá morar. Essa é a primeira criação, a que fica na sua mente, a segunda criação é a física. Pergunte-se: Como irei conseguir pôr em prática tudo isso?”. Sua resposta possivelmente será: “Ora, estudando!” .Por definição planejamento é “serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação.” Citando Napoleon Hill em seu livro “Pense e enriqueça” o segundo passo para a riqueza é o objetivo bem definido ou claro e conciso (O primeiro passo é o desejo ardente de querer algo) ou seja você tem que ser bem específico no que deseja, ou poderá não alcança-lo.
Exemplo de um Objetivo genérico e não muito claro:
“Quero passar em um concurso público, não importa qual”
Veja no exemplo que não há senso de tempo e nem de como fazer.
Exemplo de um objetivo claro e conciso:
“Estudarei 4hrs todos os dias, uma vaga do concurso do INSS será minha até 2017”
Note o poder que a frase acima tem:
Nos revela como: Estudando 4hrs por dia.
Nos revela onde: No concurso do INSS
Nos revela quando: até 2017
A motivação por trás do seu objetivo é subjetiva, podem ser as mais variadas possíveis, desde extrema necessidade, até status social. Por isso iremos discutir esse tema MOTIVAÇÃO em outro artigo.
Então a chave para você ser eficiente e eficaz nos seus objetivos é ser o mais ESPECÍFICOpossível.          
Acrescente ao seu objetivo a palavra PLANEJAMENTO, um objetivo claro e conciso necessita que tudo seja posto “no papel”
O próximo hábito nos falará sobre como organizar suas PRIORIDADES, assine o newletter do blog e curta nossa página no Facebook!
Os Sete hábitos das pessoas altamente eficazes é um livro escrito por Stephen R. Covey, caso não tenha lido o Primeiro hábito, clique aqui.